QUER ECONOMIZAR? VEJA NOSSOS SUPER COMBOS!

Cursos de Fundamentos

Curso 1 - Introdução à Encadernação

Neste primeiro curso, Introdução à Encadernação, vamos falar sobre a evolução do livro, papel, papelão, revestimentos, adesivos e muito mais!

Indicado para quem quer começar no ofício da encadernação e da papelaria, este curso atende tanto o aluno iniciante quanto o aluno que já produz mas deseja ter mais conhecimentos teóricos sobre os materiais que utiliza, formatos de papéis, etc.

Aulas: 18
Carga Horária: 2 horas

Curso 2 - Ferramentas, Maquinários e Suprimentos do Encadernador

No segundo curso da Escola OVL, Ferramentas, Maquinários e Suprimentos do Encadernador, vamos falar sobre como montar uma oficina de encadernação, começando com baixíssimo investimento. Quais os materiais indispensáveis para começar? O que eu posso deixar pra comprar em um segundo momento? Você vai descobrir que dá pra começar a encadernar agora mesmo aí na sua casa!

Indicado para quem quer começar no ofício da encadernação e da papelaria, este curso atende tanto o aluno iniciante quanto o aluno que já produz mas deseja ter mais conhecimentos teóricos sobre ferramentas, maquinários e suprimentos.

Aulas: 18
Carga Horária: 1h39m

Curso 3 - Processos Fundamentais na Encadernação

No curso Processos Fundamentais na Encadernação vamos ver como executar as tarefas de base que são utilizadas frequentemente na produção de livros, caixas e materiais diversos de papelaria fina: separar e dobrar papéis, montar cadernos, revestir papelões, construir capas, colar forros e muito mais. Descubra todos os truques que vão facilitar a sua produção e te tornar um expert no ateliê!

Indicado para quem quer começar no ofício da encadernação e da papelaria, este curso atende tanto o aluno iniciante quanto o aluno que já produz mas deseja aprimorar sua técnica nos processos de base da encadernação e da cartonagem.

Aulas: 15
Carga Horária: 1h52m

Projetos: Encadernação e Papelaria

Curso 4 - Sketchbook - Encadernação Lombada Quadrada (3 variações)​

Este é o nosso primeiro curso prático, estilo mão na massa! A encadernação com lombada quadrada que você vai aprender neste curso é uma das mais utilizadas por todos os encadernadores que trabalham com papelaria fina. É a encadernação utilizada nas famosas cadernetas “moleskine”.

Você vai aprender, do zero, à confeccionar 3 tipos de livros/cadernos:

• Sketchbook capa dura com fechamento em elástico
  • Diário com capa e lombada produzidas separadamente
  • Leather Journal – Diário de Couro

Todas as três variações partem da mesma base: o miolo costurado em cadernos, sem suportes, utilizando a costura francesa. Não perca tempo! Após este curso você estará capacitado à produzir três belíssimos produtos e presentear seus amigos e familiares e quem sabe até gerar uma renda extra!

Aulas: 15
Carga Horária: 2h07m

R$127,00

Curso 5 - Encadernação Copta (com uma agulha e agulhas pareadas)​

Em nosso segundo curso prático, vamos desmistificar a encadernação do tipo Copta. Começamos com uma breve explicação sobre sua origem e características e em seguida vamos confeccionar dois livros, utilizando técnicas diferentes para a costura:

• Costura com apenas uma agulha
  • Costura com agulhas pareadas

Além das duas costuras você também vai aprender a montar e furar os cadernos e preparar as capas! O curso ideal para quem quer começar a se aventurar no universo das encadernações com costuras aparentes.

Aulas: 11
Carga Horária: 1h26m

R$127,00

Curso 6 - Álbum Fotográfico Ascona

O curso ideal para você que deseja entrar no mercado da papelaria fina e encadernação de luxo com o pé direito!

Se você já assistiu aos nossos cursos de fundamentos ou já tem alguma experiência com encadernação e papelaria fina, este curso é pra você! Com nível de dificuldade intermediário/avançado, você vai dar mais um passo no caminho dos projetos de luxo dentro das artes do livro e do papel.

Neste curso, você vai aprender diversos conceitos como:

• Preparação de folhas de miolo com auxílio de base de vincos
  • Confecção de capa em três partes
  • Arredondamento de lombada
  • Uso de charneiras e fole
  • Montagem das fotos
  • Dicas da bancada!

Carga horária: 2h15m
Aulas: 14
Nível: intermediário/avançado

Curso 7 - Encadernação Sewn Boards Binding

R$147,00

Curso 9 - Livro de Assinaturas em Couro

R$297,00

Curso 10 - Papelaria Fina para Casamentos

Curso 12 - Inspiração Jean de Gonet

Verifique a forma de pagamento e quantidade de parcelas no check-out!

Curso 13 - Concertinas para fotos!

Curso 14 - Encadernação Dos Rapporté

R$197,00